domingo, 7 de abril de 2013

Designer de Jóias

Anéis de Brasão
Feito em ouro amarelo.



Só Brincos desenvolve design de jóias exclusivos com tiragem limitada,fazemos
alianças em ouroalianças em pratabrincosanéispulseirasbraceletes, correntes, 
pingentes etc.
Reformamos as suas jóias antigas,restauramos e limpamos,colocamos anéis na 

medida e todo o trabalho relacionado a ourivesaria.

Airu - Venha conhecer a nossa loja virtual no portal Airu




Heráldica: arte dos brasões
Inicialmente pinturas em escudos feitas para identificar os amigos dos inimigos no campo de batalha, a heráldica se tornou marca de nobreza que ultrapassava gerações
Diferenciar os amigos dos inimigos sempre foi fundamental em batalha, claro. Mas, se no calor do combate muitas vezes era difícil distinguir aliados de oponentes, na Idade Média, com o desenvolvimento de armaduras e elmos – que muitas vezes cobriam um soldado dos pés à cabeça –, identificar um guerreiro virou uma tarefa quase impossível. No início, os sinais eram muito simples e ficavam na parte mais visível do combatente: seu escudo. Podia ser uma cor. Ou, então, um símbolo geométrico simples, como um triângulo, ou uma cruz. O que importava era ser reconhecido rapidamente.
Entre 1135 e 1155, a utilização desses símbolos por senhores feudais se espalhou pelo continente europeu. Leões rompantes, águias e flores-de-lis começaram a povoar os escudos. Nesses primeiros tempos, muitas das cotas de armas eram criadas pelos próprios cavaleiros que as utilizavam – não eram concedidas por nenhuma autoridade. Com o tempo, os desenhos foram se tornando cada vez mais complexos, e logo os escudos começaram a apresentar subdivisões – em apenas um deles, por causa dos casamentos, podiam ser representados os brasões de duas famílias. Por volta do século 14, todo um sistema de codificação e organização dos emblemas, conhecido como heráldica, havia sido desenvolvido na Europa.
O brasão era algo hereditário, passado de pai para filho, do mesmo modo como um cavaleiro herdava o direito de liderar ou tinha o dever de seguir seu superior numa batalha. Os brasões deixavam de ser apenas sinais de identificação. Por um emblema, distinguiam-se feitos heróicos ou serviços prestados ao rei, símbolos de riqueza ou atividades dos antepassados ou, ainda, a flora e a fauna de uma região. Segundo os historiadores Thomas Woodcock e John Martin Robinson, autores do Oxford Guide to Heraldry (sem tradução), a descrição das armas chegou ao ponto em que a vaidade individual era mais forte do que o uso militar. Por volta do século 14, possuir uma cota de armas era um pré-requisito para participar de qualquer torneio entre cavaleiros. E apresentar um brasão era a indicação de que seu possuidor pertencia à nobreza. "Ao longo do campo onde se realizava o torneio, ficavam as tendas dos competidores, todas com seus brasões expostos. Quando se encaminhavam para a arena de combates, seus arautos, carregando seus brasões em escudos, anunciavam em voz alta sua família e seus títulos”, escreve o historiador Stephen Slater, autor de The Complete Book of Heraldry (sem tradução).
De lá para cá, a arte heráldica continuou a povoar o brasão das famílias nobres. “Hoje ela pode ser vista em bandeiras de países, símbolos de universidades, hospitais, clubes e seleções nacionais. Seu uso permanece o mesmo. Oferecer uma identificação rápida para que os iguais se reconheçam”, afirma Michael Allen, professor da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.


Anatomia de um escudo

Um escudo dificilmente tinha apenas um símbolo. Com o casamento entre famílias nobres, era normal a partição do escudo dos descendentes entre as duas casas nobres. Veja como montavam um brasão:
Paquife
Adornando, repete as cores do brasão.
Timbre
Usado para distinguir os cavaleiros em torneios.
Virol
É uma faixa colorida com os padrões do escudo
Elmo
Possui várias significações: nobreza utilizava elmos de prata, ouro pertence ao brasão do rei. O elmo virado de frente é exclusivo do rei.
Compartimento
O chão onde estão os suportes pode ser uma planície, um terreno rochoso ou algo que remeta à terra natal da família
Escudo
Diversos formatos de escudo foram utilizados ao longo do tempo. Como regra geral, os escudos de mulheres são em formato de losango.
Lema
Pessoas de qualquer patente de nobreza pode adotar um e colocá-lo no brasão
Suportes
São elementos da natureza, figuras mitológicas ou personagens representando profissões da família.

Como se forma um escudo

As cores
Estão divididas entre metais, esmaltes e peles. A regra fundamental é nunca misturar metal com metal, nem cor com cor, em um mesmo escudo – as peles podem substituí-los. Os nomes das cores vêm do francês antigo. Or significa ouro, enquanto argent designa prata. Azure (azul) deriva da palavra árabe para lápis-lazúli, enquanto sable (preto) faz referência ao escuro pêlo da marta. Gules (vermelho) vem da palavra francesa gueules, numa referência à garganta dos animais. As peles fazem analogia à padronagem de animais peludos, como os pequenos arminhos. Escudos que rompem essa regra são chamados armes fausses (armas falsas).
As faixas
Outra maneira de incrementar e diferenciar um escudo é por meio das partições e peças que cortam a área dele ou lhe adicionam faixas em diferentes direções. Abaixo, seguem diversos padrões pelos quais eles podem ser divididos. De modo geral, para que se mantenha uma descrição uniforme de um escudo, mencionam-se seus elementos da seguinte maneira. Primeiro, a cor do campo (o fundo) e, então, as tinturas das diferentes partes e objetos do escudo. Como regra geral, descreve-se do alto para baixo e da direita para a esquerda – sempre em referência a quem segura o escudo, e não a quem vê.
Os símbolos
O uso de símbolos e animais é o toque final na composição de um escudo. Animais, por definição, sempre olham para a direita. O leão é o predileto porque representa força, coragem, nobreza. Mas também são comuns águias, ursos, lobos, cavalos, javalis e até coelhos. Chaves cruzadas, simbolizando as chaves de são Pedro, estão presentes nas insígnias papais. Outros objetos, representando dinastias (flor-de-lis, símbolo da realeza francesa) ou guerra (peças de armaduras), eram comuns. Animais quiméricos, como o dragão (associado a são Jorge, o padroeiro da Inglaterra), o grifo, o centauro e o unicórnio também eram utilizados. O maior símbolo cristão, a cruz, também esteve sempre presente.prata).

A evolução dos símbolos depois de sucessivos casamentos

Um escudo dificilmente permanecia pleno, isto é, com apenas um símbolo. Com o casamento entre famílias nobres, ocorria a partição do escudo dos descendentes entre as duas casas nobres. As regras de partição são relativamente simples, como demonstra o exemplo abaixo.
Se um nobre (sir Bastin II) possui um filho homem, ele (sir Bastin III) leva o escudo da família consigo. Já a filha desse senhor feudal (miss Bastin) não terá direito de colocar o brasão de sua família quando se casar com alguém - porque ela não é a herdeira da casa. Ou seja, quando sir Bastin III tiver seu filho, esse herdará o brasão da família. Porém, quando miss Bastin tiver seus filhos (sir Francis II e miss Francis), eles não herdarão o brasão dela, mas o brasão do pai (sir Francis).
Repare, no entanto, que se um senhor feudal não tiver herdeiros homens (sir Edgard), sua filha (miss Edgard) passa a ter o direito de estampar o brasão de sua família naqueles que são seus descendentes. É por isso que sir Bastin IV, filho de miss Edgard, possui o brasão fendido em duas partes, cada uma representando o brasão de seus pais.

A auriflama francesa

Além do óbvio uso nos escudos, os símbolos heráldicos quase imediatamente apareceram também nas bandeiras empunhadas pelos exércitos. Ser o porta-bandeira era uma tarefa de alto prestígio, embora se esperasse desse indivíduo que, caso as coisas fossem mal, morresse defendendo o estandarte. Uma das mais tradicionais, senão a mais tradicional bandeira de guerra, era a Auriflama Francesa, utilizada em diversas batalhas na Guerra dos Cem Anos. Acredita-se que era uma faixa comprida de seda vermelha e adereços dourados (veja desenho abaixo), consagrada a são Denis, o padroeiro da França. Durante o período de paz, a bandeira era guardada na Catedral de Saint Denis, onde estavam sepultados quase todos os reis franceses. Na guerra, era utilizada nos momentos mais dramáticos, quando se precisava de uma vitória a qualquer preço. A bandeira era então levada para a frente de batalha, enquanto os soldados urravam seu grito de guerra: “Montjoie Saint Denis!”


Só Brincos apresenta modelos exclusivos para vocês,fazemos jóias com amor.
Pedimos a sua ajuda para qualificar positivamente o nosso Blog,juntamente com o nosso post,viu um post que gostou? clique no botão Google+1.
Com apenas um clique você estará ajudando a manter este Blog que também é seu a continuar a gerar conteúdo relevante aos interessados da área.


contato: sobrincosvendas@hotmail.com

40 comentários:

  1. Une publication remplie d'intérêt...
    de beaux bijoux.
    Gros bisous

    ResponderExcluir
  2. Adorei o vosso post,resto de um bom domingo (:
    http://thelittlefashionistafx.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Nice and interesting post!
    Would you like to follow each other???

    ResponderExcluir
  4. thank you so much for the comment! love from germany! love & cheers, tones.

    www.hasehaseetlamode.blogspot.de

    ResponderExcluir
  5. such a cool ring. Thanks for visiting my blog, I really appreciated a lot. xx

    http://www.attraction2fashion.com

    Tanya

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo!

    Beijos

    quesejapink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Great ring! Very informative post!

    Sita xx
    http://buttonsapart.blogspot.co.uk/

    ResponderExcluir
  8. Love this ring!!! :)

    http://leclatdelamode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi amigos, obrigada pela visita no blog Educar e pelo comentário.
    Um abraço
    Toninha

    ResponderExcluir
  10. Tudo lindo!!!adoreii!!!!

    Baci Baci

    http://couturetrend.blogspot.it/

    https://www.facebook.com/couturetrend1

    ResponderExcluir
  11. Maravilloso trabajo!!!!
    Buen comienzo de semana! y mi g+ para vuestro hermoso blog!!!:)))

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderExcluir
  12. Me fascinó el artículo aprendí mucho sobre la historia de esos símbolos y escudos!
    Felicitaciones por el post, abrazos infinitos.

    ResponderExcluir
  13. Glorinha lindo anel, um trabalho lindo, muito legal o escudo, beeijinhos e deixando o +1

    ResponderExcluir
  14. It's a very nice and interesting post. I really love this ring.
    Have a lovely week.

    ResponderExcluir
  15. LOVE this post:) your blog Is always so inspiring and Im following.

    If you like butterflies you can check out my blog:)

    Have an amazing week beautiful

    LOVE Maria at inredningsvis.se
    (sweden)

    ResponderExcluir
  16. It is really cool! Great design! Happy Monday! Kisses! xo

    ResponderExcluir
  17. muito muito lindo!! adorei o anél com o brasão :D
    Cliquei no +1 ;)

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Acho peças com brasões muito ricas em detalhes... bjokas

    ResponderExcluir
  19. Muito bom saber um pouco sobre as jóias adorei o post!

    Beijos mulher antenadíssima ♥

    ResponderExcluir
  20. peças maravilhosas, amei *-*

    Beijos
    Nathália ♦ Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  21. acho jóias com brasões muito elegante!!
    Esse anel está lindo, parabéns queridos :)
    Beijinhos Té
    lolaporlola.blogspot.com

    Instagram: stephanieparizi

    Ps: meninas, venham participar do sorteio que está no ar. Duas sortudas levarão para casa prêmios Victoria´s Secret hem!!

    ResponderExcluir
  22. Uauu lindão demais, adorei esse anel
    beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  23. Really unique! Thanks for your kind visit :)

    ResponderExcluir
  24. Adorei os anéis e conhecer a história!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. So great and fabulous!!!!!!!!!! as in the past!!!!
    Lovely!!!!!
    Angela Donava
    http://www.lookbooks.fr

    ResponderExcluir
  26. Além da beleza e requinte dos anéis, quanta informação e cultura! Uma abençoada e feliz semana!
    Carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Thank you for visiting my blog!
    Kisses from Miami,
    Borka
    www.chcifashionworld.com

    ResponderExcluir
  28. very nice and authentic looking
    http://www.melolimparfaite.com

    ResponderExcluir
  29. Adorei o post cheio de informação!!
    Bjos
    www.deliriofashionista.com

    ResponderExcluir
  30. As peças são lindas!
    Amei conhecer um pouco mais sobre brasões, super interessante :)

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. What unique rings!
    xox,
    Cee
    www.cocoandvera.com

    ResponderExcluir
  32. Those rings are cool!

    Thanks for the comment on my blog, stop by again soon!

    Corinne x
    www.skinnedcartree.com

    ResponderExcluir
  33. Nossa adorei !!!!!

    e obrigada pela visita =)

    www.blogqueroserryca.com

    Bjão

    ResponderExcluir